Verão 2021: Cuidados essenciais

04/01/2021

O verão já começou e precisamos reforçar os cuidados com o nosso corpo! E, por incrível que pareça, nessa estação, não basta seguir apenas os cuidados habituais, como o uso de protetor solar ou a aplicação de hidratantes. 

De acordo com a dermatologista Dra. Luciana Villas Boas, a epigenética é essencial para o ter um cuidado personalizado, vindo de uma recomendação médica. Esse ramo da medicina leva em conta a herança genética e o estilo de vida de cada um, considerando, assim, a saúde global do copo para o combate dos agentes agressivos do verão.

Confira três recomendações epigenéticas feitas pela Dra. Luciana para o cuidado com a pele durante o verão:

Para mulheres entre 35 e 50 anos com peles claras: 
recomenda-se atenção redobrada aos horários para exposição solar, o ideal é que aconteça sempre antes das 10h ou depois das 16h, já que é uma pele mais suscetível a queimaduras e ressecamento. A hidratação ideal é ingerir pelo menos 1 litro de água para cada 30 kg de peso. A aplicação do filtro solar deve acontecer a cada duas horas e, depois do sol e do banho, é importante hidratar toda a pele e aplicar a vitamina C. Faça exercícios regularmente — use óculos de sol, chapéus e roupas com proteção UV — e durma bem.

Para que seu bronzeado fique mais bonito, aproveite a ação dos antioxidantes como, vitamina C da acerola, laranja e açaí. Dica: os alimentos ricos em betacarotenos ajudam no bronzeado. Então, aproveite e aposte no mamão, goiaba, tomate, manga, melancia e cenoura. Invista também em saladas gostosas, leves, crocantes e ricas em águas com a mistura de frutas e legumes para sentir-se leve.

Para mulheres entre 35 e 50 anos com peles que se bronzeiam com mais facilidade: os cuidados envolvem o consumo de antioxidantes, como acerola, laranja e açaí e outros alimentos ricos em betacarotenos, como mamão, goiaba, tomate, manga, melancia e cenoura. A hidratação, a proteção solar, a alimentação leve, a prática regular de atividade física e o cuidado com o sono também são recomendados.

Para mulheres entre 35 e 50 anos com peles negras: soma-se às recomendações acima, a atenção redobrada com a hidratação. Mesmo com uma proteção maior pela melanina, o reparo de antioxidação e hidratação são fundamentais para manter a pele com brilho e vida. Também é importante o consumo de, pelo menos, 1 litro de água a cada 30 kg de peso e durante os exercícios, lembrar de repor água e eletrólitos. A água de coco ajuda nesse processo. 

E o que fazer em relação aos cabelos nessa estação tão quente?

Nossos cabelos precisam de cuidados com a alimentação. Entretanto, os hábitos que cultivamos agora só vão refletir nas nossas madeixas daqui a 3 meses. Dessa forma,  a epigenética e os cuidados constantes são necessários.

Cabelos oleosos: se ficarem muito expostos ao sol, ressecá-los poderá aumentar a quebra do fio. Corrigir a oleosidade com a alimentação adequada é o mais indicado, junto com o uso de shampoo que protege os fios. Use leave-in fluidos em base de água e com efeito protetor solar. 

Cabelos finos: é importante lembrar da hidratação e muito cuidado ao pentear os cabelos, quando estiverem molhados. Os fios precisam estar maleáveis, com o uso de efeito condicionante e um PH mais ácido em produtos finalizadores, como, por exemplo, o vinagre de maçã, que não deve ser aplicado ao sol para não causar queimaduras na pele. Isso irá evitar a quebra desnecessária. É indicado o uso de bonés para proteger o couro cabeludo de possíveis queimaduras.

Cabelos secos: estão mais expostos e mais secos pelos efeitos da água, sal, piscina e sol. Hidrate mais vezes e aplique produtos com proteção solar e com óleos vegetais protetores. Cuidado com chapinhas e secadores. Além da temperatura elevada, preste atenção em associar o calor com produtos que podem queimar os fios. Se fizer uma hidratação com óleo, não aqueça com chapinhas e secadores, pois poderá queimar seu fio. Aproveite a estação para deixar os fios secarem naturalmente após a hidratação.

Fonte: Blog Atrevida

Avenida Joaquim Leite, nº 81, Centro
Barra Mansa - Rio de Janeiro
SAC (24) 3323-1096