Gripe ou resfriado, quais as diferenças?

13/05/2020

Hmmm acho que peguei uma gripe! Tem certeza? Basta o friozinho chegar que junto com ele vem os espirros, a tosse, e aquela sensação de mal-estar. E aí que vem a dúvida, é gripe ou resfriado? Isso acontece porque todas duas possuem sintomas muito semelhantes. Porém é importante lembrar que são doenças diferentes, causadas por vírus diferentes. 

gripe ou influenza é uma doença causada por diversos vírus ARN e geralmente é caracterizada por febre alta, dores musculares, dores de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura cerca de três dias. Já os demais sintomas se agravam ao longo dos dias. 

resfriado também é uma doença respiratória, causada por vírus. Neste caso, os vírus responsáveis são: o rinovírus, o parainfluenza e o RSV. Os sintomas são mais brandos que os da gripe, e também duram menos tempo. Entre os mais comuns podemos citar a tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo, dor de garganta e febre leve. 

Para se prevenir da gripe, além de cuidados básicos de higiene e saúde, existe a vacinação. Já para o resfriado, não há vacinas, portanto é preciso ficar atento e reforçar alguns cuidados no dia a dia para não deixar as doenças do inverno te pegarem. 
Quer saber mais sobre como se proteger? Fique com a gente!No post de hoje, vamos te dar algumas dicas para você se prevenir da gripe e do resfriado e passar o inverno tranquilo.

De olho na hidratação

Beba pelo menos dois litros de água por dia. A ingestão de líquidos ajuda a manter a secreção nasal fluida e contribui para a prevenção de infecções comuns dessa época do ano. Além disso, é importante dar uma atenção especial para a limpeza do nariz, este hábito simples é capaz de reduzir até 40% a incidência de rinites, gripes e resfriados. Para isso, aposte no uso de soro fisiológico e soluções salinas tanto pela manhã quanto pela noite.
 
Alimente-se bem

Em épocas mais frias, o nosso apetite aumenta, mas é preciso estar atento ao que colocamos no prato. Alimentar-se bem e praticar atividades físicas ajudam a aumentar a imunidade e nos deixa mais resistentes às infecções por vírus e bactérias. Para manter a saúde em dia, invista em alimentos integrais, castanhas, carnes vermelhas e também em peixes como o salmão, atum e a sardinha que são ricos em nutrientes que fortalecem a nossa imunidade. 

Evite aglomerações

Com as baixas temperaturas as pessoas costumam buscar ambientes mais quentinhos e fechados. Esta aglomeração facilita o aumento de vírus e bactérias e consequentemente o contágio de doenças respiratórias. Para minimizar os riscos, lave as mãos frequentemente e use um álcool em gel.

Mantenha sua vacinação em dia 

Além de todas as medidas de prevenção que já citamos, é fundamental manter as imunizações sempre em dia. Principalmente no caso de crianças, idoso e pessoas com doenças crônicas. 

Fonte: Blog Araújo

Avenida Joaquim Leite, nº 81, Centro
Barra Mansa - Rio de Janeiro
SAC (24) 3323-1096