Cuidados com a pele no inverno

26/06/2020

"O hidratante não é só um creme, é uma espécie de remédio. Ele precisa ser usado para que a pele funcione bem e fique livre de infecções, sem favorecer a entrada de microrganismos.” É com essa frase que a dermatologista Flávia Ravelli chama a atenção para os cuidados para manter a pele do rosto e do corpo saudáveis no inverno.

Ter uma pele saudável demanda uma rotina de cuidados específicos. E para que a sua não seja afetada pela estação, confira nossas dicas. 

1. Intensifique a hidratação

Todos os tipos de pele precisam de limpeza, uso de protetor solar e, principalmente, hidratação. Como cada uma tem suas características, é importante usar um produto específico. 
A dermatologista sugere que, independentemente do tipo de pele, a pessoa aplique o produto duas vezes por dia.Engana-se quem pensa que pessoas com pele do rosto mista ou oleosa não precisam hidrata-la. “O que é necessário é escolher itens mais leves e com efeito matte, para que a pele continue hidratada, mas sem excesso de oleosidade.”Já as peles sensíveis merecem cuidado redobrado. “Devemos intensificar a hidratação. Além disso, é bom suspender ou diminuir o uso de ácidos ou substâncias que causam descamação em alguns tipos de pele, principalmente as mais sensíveis como as de indivíduos 

2. Use protetor solar, mesmo nos dias sem sol

Apesar da baixa incidência dos raios UV nos dias nublados, chuvosos e frios, eles ainda estão presentes e podem causar danos à pele, como envelhecimento precoce e manchas. Por isso, escolha um produto ideal para seu tipo de pele e a mantenha protegida. Vale lembrar que o protetor solar deve ser reaplicado ao longo do dia, mesmo dentro do escritório. 

3. Beba muita água

Ingerir bastante líquido também é fundamental para uma pele resistente e com viço. Acredite: o consumo de água influencia diretamente na saúde e na aparência.

4. Não demore no banho quente

Você provavelmente aumenta a temperatura do seu chuveiro durante os dias mais frios, certo? O problema é que a água quente agride a pele e prejudica a hidratação, deixando um aspecto ressecado. O impacto é ainda maior para pessoas que têm a pele seca, diabetes, problemas vasculares e de tireoide. Então, cuidado com os banhos quentes e demorados.

5. Deixe as esponjas de lado

Como a água quente costuma agredir a pele, deixando um aspecto ressecado, uma estratégia para manter a pele do corpo saudável no inverno é colocar as esponjas de banho de lado. A textura áspera esfolia a cútis, removendo as células que ajudam na proteção.  “A substituição dos sabonetes deve ser considerada no inverno. Troque aqueles com mais ação de remoção de oleosidade por outros mais suaves.”, finaliza Flavia.

Fonte: Blog Natura

Avenida Joaquim Leite, nº 81, Centro
Barra Mansa - Rio de Janeiro
SAC (24) 3323-1096